Quem não dá assistência, perde para a concorrência.

O que é o pós venda? Trata-se de um conjunto de estratégias criadas com o intuito de fidelizar o cliente. No mercado, dizemos que é a última etapa a ser feita para o processo de venda, e paralelamente é o primeiro passo dado para o crescimento do relacionamento entre produtor e cliente. 


Agora pare e pense um pouco como consumidor, o que te atrai além do produto independentemente se ele é físico ou digital. O seu interesse é meramente conteudista ou leva em consideração o atendimento fornecido? 


Segundo pesquisas feitas ao longo de vários anos, a experiência de compra faz toda a diferença, e hoje existe uma infinidade de maneiras de vender um produto, seja em lojas físicas ou e-commerce. As estratégias aplicadas em ambos os ambientes possuem a intenção de conquistar tão bem o consumidor que, posteriormente ele volte e queira ser atendido pela mesma pessoa, podendo consumir o mesmo produto ou disposto a conhecer semelhantes. 


Tendo isso em mente, qual a intenção por trás do processo de pós-venda? Entenda que, para o produtor a motivação é compreender e fidelizar seu público alvo, pois ele sabe que seus consumidores serão os responsáveis por atrair novos clientes, surgindo assim o famoso boca a boca. Mas não se engane, essa é só uma das razões, a outra é a redução de custos. O seu interesse em manter o cliente na esteira de produtos é diminuir os esforços para que uma nova “primeira venda” aconteça para a mesma pessoa, dessa forma aplicar a estratégia correta fará com que seu atual cliente continue comprando. 


Uma estratégia tida como “comum” funciona e continua sendo eficiente, utilize o que já possui e aplique. A intenção não é inventar a roda, mas sim usar as informações que temos acumuladas ao longo dos anos sobre venda, marketing, etc. Mas mesmo com todo o conteúdo em nossas mãos na hora da divulgação, o que faz diferença é a aplicação disso na captação de novos clientes. 


E em qual parte entra o Afiliado nessa estratégia? Falando em Afiliado, muitos ainda não sabem qual a sua parcela de responsabilidade após o pós venda, então vou esclarecer. 


No caso do Afiliado, ele possui uma pequena parcela de responsabilidade com a venda. A assistência é uma delas, pois essa pessoa irá ter dúvidas e confiará no afiliado para obter informações, contudo o afiliado deve saber até que ponto deve ir com esse cliente, pois o suporte do produtor deve ser responsável pela trajetória desse cliente no produto.  


Antes de falar sobre as Condutas que um Afiliado deve ter para a efetividade do pós venda, gostaria de lembrar a você afiliado a não esquecer de enviar o link correto da venda (pois só assim sua comissão irá cair). 


Agora que o lembrete foi dado, podemos seguir...



1° Ter uma boa abordagem com o cliente, pois isso é essencial para que ele possa se sentir bem recepcionado. 


2º Informar corretamente sobre o produto tanto na hora da venda quanto após, sem fazer promessas falsas que nem o produtor ou o produto são capazes de entregar. 


3º Informar sobre o suporte do produto vendido e que ele vai ajudar esse cliente com todos os passos posteriores após a compra. Assim como, informar sobre o suporte da plataforma Select, pois em caso de dúvida sobre a mesma, buscar ajuda com eles para ter mais assertividade. 


Diante o exposto é necessário clareza e objetividade por parte do afiliado na hora da venda, sem fazer promessas que garantam falsos resultados, pois assim, estará ferindo princípios que são pautados no Código de Ética. É mais benéfico para o Afiliado atuar conforme as diretrizes da plataforma, sendo um parceiro da mesma e compreendendo todos os seus direitos e deveres, contribuindo na sua trajetória como Afiliado Profissional. 


Afiliado sábio é aquele que possui na palma de suas mãos ética na hora de realizar suas vendas, afinal ser um afiliado requer profissionalismo, eficiência e excelência nas suas abordagens, é fundamental possuir  uma estratégia sustentável para conseguir atuar com prosperidade durante muito tempo como um Afiliado, tenha em mente que ao promover o produto de alguém deve agir com coerência ao que o produto realmente entrega. 



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