O que é Marketing de Afiliados?

Se você trabalha com marketing, mais especificamente marketing digital, provavelmente já ouviu falar no termo "marketing de afiliados".

Mas afinal, o que é marketing de afiliados?

Em poucas palavras, o marketing de afiliados é uma forma de gerar rendimentos através de um trabalho compartilhado, através da recomendação e promoção de produtos de terceiros ou empresas. De um lado teremos produtores, responsáveis por produzirem os produtos que serão promovidos. De outro lado, teremos os afiliados, que irão promover esses produtos e consequentemente ganhar uma comissão, toda vez que o produto for vendido.

Existem diversas forma de ganhar comissões por vendas no marketing de afiliados, mas no geral, todas se assemelham, ou seja, o afiliado ao realizar uma venda, ganha uma parte dessa venda.

O marketing de afiliados é uma oportunidade excelente de gerar uma renda substancial através da internet e possivelmente, uma das formas que possui a menor barreira de entrada, o que possibilita que qualquer pessoa possa colher frutos nesse mercado.

Embora seja um mercado já bastante desenvolvido internacionalmente, e que cresceu muito nos últimos anos no Brasil, pode-se dizer que ainda há muito a ser explorado por aqui, inclusive, continua sendo um mercado pequeno, comparado a outras vertentes do marketing. Por isso mesmo, é seguro afirmar, que ainda existem muitas oportunidades para quem quiser atuar nesse mercado.

Vantagens e Desvantagens

Existem inúmeras vantagens, quando se pensa em atuar com marketing de afiliados. Logicamente que também existem desvantagens, mas isso veremos mais adiante.

A principal vantagem é que o afiliado não precisa criar absolutamente nenhum produto para vender. A vantagem reside exatamente no conceito de apenas promover os produtos de terceiros, e ganhar uma comissão por isso.

A primeira vista, pode não parecer uma grande vantagem assim, afinal, o afiliado vai receber apenas uma parte da venda, ficando em muitos casos, a maior parte dessa venda para o produtor. Isso pode até parecer correto, mas somente se visto muito superficialmente. O marketing de afiliados é um mercado que pode gerar um alto potencial de rentabilização. Existem produtos que pagam comissões muito acima da média e o mais interessante, o afiliado pode promover quantos produtos for capaz. Não é nada incomum encontrarmos afiliados que geram uma capacidade de rentabilização muito acima dos produtores, já que promovem diversos produtos, em diferentes nichos de mercados, diferentes tickets de venda e dessa forma, adicionam uma dose substancial de comissões ao final do mês.

Mesmo que possa parecer que o marketing de afiliados é somente vantagens, é importante você saber que também existem desvantagens nesse mercado.

Algumas das vantagens do marketing de afiliados são:

  • Como já foi dito, não precisa criar seu produto. Essa talvez seja a principal vantagem desse mercado, pois você pode promover qualquer produto que esteja disponível para ser promovido. Desde produtos físicos em grandes marketplaces até produtos de informação, serviços e tantos outros.
  • Baixa barreira de entrada. Basicamente qualquer pessoa pode iniciar nesse mercado. Praticamente todos os programas de afiliados possuem cadastros gratuitos e uma vez que você faça parte de algum desses programas, basta selecionar algum produto, alguma oferta e começar a promover, com o objetivo de realizar vendas e consequentemente ganhar sua parte, sua comissão.
  • Conhecimento necessário, disponível na internet. Basicamente todo conhecimento que você necessita para iniciar e obter os primeiros resultados nesse mercado, você encontra disponível gratuitamente na internet. Claro, que com o passar do tempo, será necessário aprofundar o conhecimento, e para isso você também irá encontrar excelentes opções de treinamentos avançados, que ajudarão você a obter resultados cada vez melhores.
  • Excelentes opções de plataformas e programas de afiliados. Essas plataformas serão as responsáveis por fazer a gestão da sua atividade nesse mercado. É através dessas plataformas que você afiliado encontrará os produtos que deseja promover, e seu trabalho termina aí. Todo o resto será trabalho da plataforma, desde o pagamento das comissões até a elaboração e entrega de detalhados relatórios e métricas, que ajudarão você a tomar as melhores decisões no dia a dia.
  • É tudo 100% online. Você pode executar todo o seu trabalho remotamente, apenas com um celular se for o caso.

Algumas desvantagens do marketing de afiliados são:

  • Os resultados não acontecem da noite pro dia. A não ser que você seja um ponto fora da curva, ou tenha muita sorte, os resultados levam um tempo até se tornarem consistentes. Isso faz parte do jogo, é assim mesmo. O segredo é não desistir nunca.
  • Você precisa saber como levar sua mensagem ao seu público. Seja na forma de tráfego pago, seja você uma autoridade já com uma audiência estabelecida. De qualquer maneira, será crucial você saber o que fazer para que sua mensagem chegue ao destino.
  • Você precisa entender de marketing. Por algum motivo esse mercado chama-se "marketing de afiliados". É crucial você entender de marketing e suas relações, se você quiser ter sucesso nesse mercado. Você deve procurar sempre estudar sobre marketing e seus desdobramentos.
  • Você precisa estar preparado para constantes mudanças. Nesse mercado, acomodação é morte. Adaptabilidade, talvez seja uma das maiores virtudes que um bom profissional deve buscar, se pretende ser bem sucedido com marketing de afiliados. As tecnologias mudam rapidamente. Os produtos e as necessidades de mercado mudam. As estratégias mudam com o passar do tempo. Enfim, esteja preparado para mudar também, ou sequer inicie.

E agora, que caminho seguir?

Como já foi dito anteriormente, se você deseja iniciar nesse mercado, deve estudar e praticar incansavelmente. Estudar as inúmeras variáveis desse mercado, é o ponto de largada, mas de nada adianta estudar e não colocar em prática.

Somente a prática diária, os infinitos testes, erros e acertos, é que farão de você um afiliado de sucesso. Abaixo você tem algumas dicas para iniciar nesse mercado.

Antes de sair fazendo tudo de uma vez, reserve um tempo para pensar em uma estratégia consistente. Determine em qual mercado você irá atuar. Determine de que forma você irá atuar. Determine aonde você quer chegar. Inicie planejando seus passos antes de seguir em frente. Isso será determinante no seu resultado final. No marketing de afiliados existem basicamente duas formas principais de se trabalhar, sendo um afiliado autoridade ou um afiliado árbitro.

No primeiro caso, você já deve possuir uma audiência, ou buscar construir essa audiência. Após você ter essa audiência, é hora de promover suas ofertas para o seu público. Logicamente que sempre deve-se promover ofertas e produtos de alta relevância e valor para essa audiência. Esse tipo de promoção é bastante comum com influenciadores no Youtube.

No segundo caso, você poderá trabalhar de forma completamente anônima, bastando apenas saber gerar tráfego para suas ofertas. Esse tráfego pode ser gerado de forma orgânica ou através de mídia paga.

É importante decidir se pretende desenvolver sites e blogs, que vão exigir conteúdo e um bom trabalho de SEO, para gerar tráfego orgânico ou se sua escolha será a divulgação através de anúncios pagos no Facebook, Google ou outras plataformas de anúncios.

Depois de realizado o planejamento inicial, e de estar definido o nicho que você pretende atuar, é hora de buscar produtos para promover. Busque nas plataformas de afiliação, os produtos que mais fazem sentido para você. Não basta um produto estar entre os mais vendidos para afirmar que você também conseguirá vende-lo.

É importante você avaliar diferentes aspectos relevantes de cada produto. O produto vende bem? Você sabe se essas vendas são provenientes do produtor? Existem afiliados promovendo o produto? Qual é a opinião desses afiliados sobre o produto? O que você encontra no Google sobre o produto? E no Facebook?  

A verdade é que sempre existirão bons produtos e produtos ruins. É muito importante você conseguir fazer essa análise prévia, com o objetivo de minimizar os riscos de se promover o produto. Escolher bem o produto que você vai promover fará toda a diferença nos resultados das suas ações de marketing de afiliados. Além do mais, um bom produto tende a performar bem por um longo tempo.

Deixe sua marca no mundo. Mesmo que você não seja o produtor daquilo que está promovendo, nada impede de você criar e tornar sua marca ou presença relevante, no nicho que pretende atuar.

Afiliados experientes frequentemente atuam dessa forma, ou seja, completamente independentes das estratégias sugeridas pelo produtor. Desenvolvem sua próprias estratégias, sempre buscando agregar valor aquilo que estão promovendo. Acrescentar valor às suas ofertas fará com que as suas conversões sejam bem melhores.

É bastante comum afiliados profissionais usarem somente estratégias que funcionam. Quando se encontra uma estratégia que dá certo, a tendência é usar somente essa estratégia, até ela não surtir mais efeito algum. Varie, crie suas próprias estratégias.

Saiba que existem diferentes maneiras de se trabalhar como afiliado, sendo altamente recomendável você diversificar a forma como você promove suas ofertas.

A diversificação pode significar a diferença entre ganhar alguns trocados ou ter um negócio de verdade, como afiliado.

Pense fora da caixa! Desenvolva o hábito de analisar o mercado e o que os maiores players executam para ter sucesso. Tendo esses dados em mãos, é hora de pensar além do óbvio.

Você já sabe o que dá certo. Agora é a hora de ousar, experimentar aquilo que ninguém está fazendo. Erros acontecerão, é inevitável, mas cultivar esse hábito, irá tornar você um afiliado diferenciado, preparado para superar as infinitas dificuldades que poderão surgir.

Aposte no DCE. Não, isto não se refere a um diretório de jovens universitários. DCE é a sigla de Do - Check - Escalate. Se você adotar essa metodologia de trabalho, as chances de obter sucesso, aumentarão significativamente.

Do - Como o próprio nome diz, é a etapa de ação, de colocar o time em campo. Teste até a exaustão. Quando estiver exausto, teste mais ainda. No marketing não existem verdades absolutas. Aquilo que funciona para mim, possivelmente não vai funcionar para você. Questione tudo o que você lê e ouve…e teste. Teste sempre. Quanto mais testes você realizar, maiores serão as chances de você chegar a um solução ou padrão que traga excelentes resultados.

Este é um mercado muito diversificado, e sem uma quantidade relevante de teste, é praticamente impossível determinar qual é o produto ideal, a plataforma ideal, as condições ideais para resolver problema da sua audiência e até mesmo, se você terá algum retorno.

Check - Chegou a hora de analisar seus dados. De nada adianta você testar exaustivamente, deixar o porto e navegar em alto mar, se você não souber pra onde está indo. Analisar com extrema atenção todas suas métricas, é crucial para saber o que está dando certo e o que está dando errado, e baseado nisso, tomar as melhores decisões.

Não tenha medo dos dados, dos números, eles serão seus maiores aliados nessa jornada de afiliado.

Escalate - Chegou a hora de ampliar seus resultados. É a hora de escalar. Depois de testar e analisar os números, e identificar o que dá certo e o que dá errado, é hora de maximizar o impacto do que está dando certo. Isso pode significar aumentar o tráfego, aumentar o investimento, definir novas regras, enfim, o importante é escalar o que dá mais resultado para você.

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