Black Friday 2021: 5 Dicas para Vender Mais

Black Friday 2021: 5 Dicas para Vender Mais


Já não é novidade para ninguém que a Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal.

Em 2020, as vendas totais, somente no e-commerce, alcançaram R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha, alta de 25,1% em relação ao ano anterior, segundo matéria do E-commerce Brasil.  

Especialistas acreditam num aumento nas vendas na Black Friday 2021, mesmo com a atual situação impactada pela pandemia da COVID-19.


A grande data, já confirmada para 26 de novembro de 2021, será uma ótima oportunidade tanto para quem compra, que aguarda a data para realizar compras com melhores valores, quanto para quem vende, que busca escalar as vendas e conquistar novos clientes.


A Black Friday é uma data que surgiu nos Estados Unidos.

Traduzindo-se ao pé da letra, Black Friday significa “Sexta-feira Negra”, termo que foi utilizado pela polícia americana na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving).

Justamente devido ao feriado prolongado, muitos comerciantes aproveitavam para realizar promoções especiais, oferecer grandes descontos para variados produtos e atrair a atenção dos clientes.


No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010 e basicamente, seguiu o formato americano, mas teve um foco nos produtos de lojas online. O e-commerce foi o responsável por popularizar a data em terras tupiniquim.


O grande diferencial da nossa Black Friday é a ampliação da data, ou seja, o período de ofertas em muitos casos, estende-se além da data oficial – a “sexta-feira” em si –, há antecipação de promoções e até, em alguns casos, grandes ofertas rolando durante todo o mês de novembro.


Para 2021, a data promete mais uma vez bater todos os recordes. 

Para você aproveitar ao máximo o potencial de vendas que a Black Friday proporciona, separamos 5 dicas, para você aplicar e garantir que estará preparado para o grande dia.


Dicas para sua empresa aproveitar a Black Friday e vender mais!



1. Antecipe-se!


Muitas marcas utilizam a estratégia de pré-campanha, antecipando as promoções e fortalecendo o reconhecimento da marca perante o mercado.


Uma ação como essa, se bem executada, pode escalar suas vendas, aumentar seus lucros e potencializar a visibilidade da marca, além de ser uma excelente alternativa para você preparar o terreno e aumentar o potencial das vendas no dia da Black Friday.


Realizar esse “esquenta” e apresentar para sua audiência boas ofertas e promoções, irá tornar seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar sua base de clientes.


Um fator crucial é como uma pré-campanha como essa será realizada, já que errar nessa fase do jogo, pode gerar um impacto negativo na visão que o público tem sobre o seu negócio ou produto.


Opte por ações próximas da Black Friday para que o consumidor associe esses dois eventos e a pré-campanha alcance o resultado esperado.



2. Qual será sua estratégia de marketing?


Ações de marketing demandam tempo para gerar resultados. No digital, não é nem um pouco diferente. Então, planeje-se com antecedência. Comece a pensar e planejar suas ações e campanhas com um bom tempo de antecedência.


Uma grande dica é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram algum produto seu. Vender para quem já é seu cliente é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday.


Realize uma análise minuciosa da sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma boa estratégia é a segmentação. Tenha a certeza de manter seus clientes informados sobre suas promoções e condições especiais para a Black Friday.


Para aqueles que já compraram algum produto seu, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um bônus diferenciado, pode gerar bons resultados.


Já para consumidores que nunca compraram nada, a dica é investir na divulgação do seu Produto Campeão com uma oferta matadora.



3. Capriche na Jornada!


Pense em todas as etapas da venda e valorize a criação de ações que encantem o cliente.


Crie um relacionamento próximo com sua audiência e tenha como meta transformá-los em clientes. Pense em cada etapa da jornada, sempre buscando o encantamento, a fim de transformar clientes em evangelizadores da sua marca ou produto.


Para isso acontecer, você precisa ficar atento às ações que irão gerar esse encantamento. Não poupe esforços para que isso aconteça. Busque sempre o efeito “wow”. Por exemplo, a criação de ofertas irrecusáveis, bônus memoráveis, experiências únicas e outros benefícios, são formas de conquistar a fidelização e a confiança do cliente.


Planeje-se e coloque em prática essas estratégias. Pense como consumidor. Coloque-se no lugar da sua audiência e faça a pergunta: Se eu fosse o consumidor, o que me surpreenderia de verdade? Pense nisso!



4. Engajamento no máximo.


Vamos falar sobre redes sociais, principalmente se você quer ter sucesso na Black Friday! Fortaleça o engajamento com a sua audiência no Facebook e Instagram, as redes mais relevantes atualmente. Logicamente, não deixe de lado outras redes sociais, principalmente, se sua audiência estiver lá.


De acordo com estudos, + de 50% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento de fechar uma compra online. Por isso, invista em conteúdo de altíssima qualidade e abuse da criatividade. 


Prepare-se com antecedência! Crie antecipação! Comece a divulgar conteúdo específico sobre seu produto, sem esquecer da data exata. Comece pelo menos 30 dias antes. É crucial você preparar o consumidor, de forma que ele se organize para ter dinheiro no dia determinado.


Sempre é bom lembrar que a Black Friday cai no fim do mês e muitos consumidores podem não ter dinheiro para as compras. Então, criar esse engajamento prévio é interessante! Capriche no conteúdo e no engajamento!



5. Pense em um atendimento memorável.


Como a Black Friday dura apenas um dia, pense em um atendimento memorável para o seu cliente. Uma experiência ruim poderá comprometer as compras futuras.


Muito provavelmente nesse dia a demanda de clientes será maior. Esteja preparado para esse aumento. Se você não estiver devidamente pronto para oferecer um suporte adequado poderá perder um volume considerável de vendas.


Não esqueça que você não será o único a fazer promoções. Todos os seus concorrentes também estarão tentando vender para o mesmo potencial cliente.


Invista em um treinamento especializado para as pessoas encarregadas desse primeiro contato com os leads. Agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Fique ligado e tenha sua equipe bem preparada para esse dia.


Lembre-se também de manter o atendimento reforçado nos dias seguintes à Black Friday, principalmente no sábado e na segunda-feira. O volume de dúvidas e reclamações pode aumentar na mesma proporção das vendas.


Estas são 5 dicas essenciais para quem deseja escalar suas vendas na Black Friday. É o feijão com arroz, para quem deseja aproveitar a data e aumentar seus lucros.


Agora se você deseja aprofundar e saber mais sobre o assunto, explorando estratégias que podem levar suas vendas para um próximo nível, eu sugiro fortemente que você participe da super aula AO VIVO “O plano perfeito para gerar 1 ano de vendas em 1 dia na Black Friday”, que o nosso grande parceiro Rodrigo Mourão, irá realizar no dia 23/09 às 20h00 horário de Brasília. Não perca tempo e realize sua inscrição no clicando aqui, para assistir à aula ao vivo e receber o plano à prova de falhas.


Voltar página